Como fazer Pote da Gratidão e aprender a ser mais Grato e Positivo na vida

terça-feira, janeiro 14, 2020

Oie meus amores! Tudo bem com vocês?
Hoje vim ensinar como fazer o pote da gratidão e exercitar o ato de ser grato e mais positivo na vida.


Agradecer não é uma coisa fácil. Ter pensamentos positivos muitas vezes parece até impossível. Mas quero te contar que tudo nessa vida pode ser aprendido principalmente se nos dedicamos a exercícios que movimentem o que a gente deseja para nossa vida. 

Na correria do dia a dia acabamos não dando a atenção necessária para as coisas boas que nos acontecem. Além disso aprendemos muito cedo, na nossa cultura, a valorizar demais os acontecimentos ruins e a deixar de lado aquilo de bom que nos acontece. Aprendemos a carregar pesos e acabamos colecionando "pedras" que não trazem nada para nossas vidas. 

Para deixar as pedras no chão e aprender a ser leve precisamos fazer um caminho novo. Precisamos exercitar o nosso lado positivo mesmo que muitas vezes parece que não temos.

Ser positivo, mais otimista e grato, é resultado de exercícios diários de observação, consciência e principalmente: mudanças de hábitos. Tudo na vida tem seu primeiro passo e é necessário que continuemos caminhando até que as coisas se tornem naturais. No começo pode parecer estranho e difícil agradecer, mas se insistimos nessa tarefa com o tempo começamos a fazer naturalmente.

Um exercício simples, mas que traz um resultado enorme é o Pote da Gratidão. Com ele treinamos nossa capacidade de agradecer e de ver coisas positivas e boas em nossas vidas durante todo o ano. 

Vamos aprender sobre essa belezinha então?! 

O que é Pote da Gratidão? 

O Pote da Gratidão nada mais é do que um lugar onde você vai guardar suas memórias de coisas pelas quais você quer agradecer por terem acontecido. É uma forma de tornar concreto todos os nosso pensamentos e agradecimentos que ficam apenas na nossa mente e que segundos depois são esquecidos. O Pote da Gratidão é uma extensão da sua memória, o que vai te ajudar a exercitar tanto o ato de agradecer quanto as suas lembranças boas a virem com mais frequência para  a consciência. 

Como funciona o pote da Gratidão?


Como eu disse para vocês o pote funciona como uma memória externa. É tornar concreto e mensurável tudo aquilo que nos acontece e que traz sentimentos bons. Isso ajuda a desconstruir ideias erradas e pessimistas sobre nossas vidas e permite a construção de novos conceitos do que é realmente importante para nos e que devem ser lembrados com mais frequência.  Sempre que acontecr algo bom você anota e guarda no seu potinho. 

Como fazer um Pote da Gratidão gastando pouco?

Nesse vídeo aqui falei sobre o Pote da Gratidão e ensinei passo a passo como fazer um pote gastando praticamente nada, apenas utilizando coisas que já temos em casa. Aperta o play ai: 


O que escrever no Pote da Gratidão?

Você vai escrever no seu pote da Gratidão tudo aquilo que você sentir que deve agradecer e que for algo bom para você. Então sempre que acontecer algo na sua vida que te deixe feliz isso deve ser registrado! Coisas que te tragam sentimentos bons, que tirem um sorriso, ou que forem muito importantes. Lembrando que: nada é pequeno demais! As situações simples também devem ser registradas. 

Outra coisa importante é sempre lembrar de escrever a data! Isso vai te ajudar a lembrar da situação e principalmente: vai te mostrar que coisas boas aconteceram em intervalos pequenos de tempo. Isso ajuda a desconstruir a nossa ideia de que coisas boas levam tempo demais para acontecer.  


Uma coisa que eu faço é: além de escrever o que acontece muitas vezes deixo bilhetes pra mim mesma. Por exemplo: "Encontrei com amigos hoje na cafeteria, foi muito bom. Conversamos e rimos bastante! P.s.: Não esqueça da importância das pessoas na sua vida. Você é amada e querida!" Esses recados são tão sinceros, pois estão endo escritos na hora da emoção e muitas vezes precisamos disso! Lembrar a nos mesmos de coisas tão lindas e importantes. Pense em deixar recadinhos para você também! 

Quando abrir o Pote da Gratidão?

Eu sempre inicio o meu Pote de Gratidão no primeiro mês do ano e abro somente no dia 31/12. É um jeito de começar e terminar um ciclo sendo grato e com pensamentos positivos. Minha sugestão para vocês é seguir esse esquema: inicio no primeiro dia do ano e termino no ultimo dia do ano. 

Mas isso não é uma regra ok?! Caso você precise consultar seu Pote de Gratidão durante o ano sinta-se a vontade! Ele é todinho seu e está ai para te trazer coisas boas. 


Lembre-se: SEMPRE seja sincero com você e com o seu Pote da Gratidão. Só guarde o que realmente foi bom e que você sentiu no coração o desejo de lembrar. Não é uma disputa para ver quem enche o pote primeiro ou quem tem mais lembranças dentro dele. é uma forma de te ajudar a ser mais positivos, mais grato e principalmente sabe que coisas boas existem na sua vida. 

Gostou da ideia? Vai fazer? Conta pra mim! 

Você também pode gostar de:

0 comentários

LOOKBOOK